Dicas de limpeza para deixar o seu escritório impecável - WorkCenter RJ

Dicas de limpeza para deixar o seu escritório impecável

por nexos
dicas de limpeza

Ninguém gosta de viver na bagunça, não é mesmo? Além de causar uma má impressão ao visitante (e possível cliente), um espaço desorganizado pode, inclusive, prejudicar a saúde dos frequentadores do local. Tendo isso em vista, é de extrema importância organizar o seu ambiente de trabalho.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar. Quer saber mais? Continue lendo este artigo.

ORGANIZE SUA BAGUNÇA

Um dos maiores obstáculos para a limpeza do escritório é a quantidade de itens que costumam ficar espalhados. Com tantas canetas, livros, papéis, entre outros itens, passar um paninho com um produto multiuso sobre as superfícies pode se tornar uma tarefa mais demorada que o ideal, não é verdade?

Apesar disso, sabemos que nem sempre dá para impedir que esses itens se acumulem na escrivaninha. Por isso, a dica aqui não é necessariamente evitá-los, mas sim ordená-los! Use canecas, porta-trecos e caixinhas para manter os objetos menores sempre juntos. Quanto aos papéis, grampeie-os ou os agrupe com um clipe para formar pilhas ou guardá-los em pastas.

REALIZE A LIMPEZA POR PARTES

Além de contribuir para colocar ordem no escritório, fazendo com que você sempre encontre o que procura, organizar seus itens também ajuda a acelerar e ordenar o processo de limpeza, viu? Afinal, dessa forma você pode ir por partes!

Comece retirando tudo rapidamente da mesa, das gavetas, da estante ou da cômoda para limpá-las uma de cada vez e já ir guardando cada item em seu lugar. É isso mesmo: limpe e guarde logo em seguida! Assim você não corre o risco de misturar as coisas e consegue manter tudo sempre no mesmo lugar.

MANTENHA A ESTANTE LIVRE DE POEIRA

Você não precisa limpar a estante de livros toda semana, mas uma atenção regular à sua biblioteca com certeza ajuda a conservar melhor seus volumes — e ainda evitar os espirros quando abrir aquele dicionário pouco usado! Para isso, é só seguir nosso passo a passo!

  1. Tire os livros da estante, um por um, passando uma flanela seca por fora — principalmente na parte de cima, que costuma acumular mais pó;
  2. Vá colocando os volumes sobre uma superfície já limpa (uma mesa, uma cadeira ou no chão mesmo, sobre um pano seco) depois de passar a flanela;
  3. Quando terminar de tirar os livros, passe um paninho com o produto certo para o material da estante e espere secar antes de voltar com os livros para lá.

CUIDE DO COMPUTADOR

Ao contrário do que muita gente pensa, seu computador também deve ser limpo com alguma frequência. Esse cuidado evita que o acúmulo de sujeira, assegurando que o equipamento continuará funcionando bem. Dessa forma, nossas dicas de limpeza são as seguintes:

  • Desligue o aparelho e o desligue da tomada;
  • Limpe a tela com um pano de microfibra seco;
  • Use um pouquinho de limpador multiuso para limpar o teclado e o mouse, passando um cotonete para chegar àqueles cantinhos que insistem em ficar sujos;
  • Para finalizar, passe o aspirador de pó em tudo, inclusive nos fios.

CRIE UM RITUAL PARA FUGIR DO ACÚMULO

Depois de deixar seu escritório impecável e bem cheiroso, o próximo passo é cuidar para que a limpeza dure bastante. Portanto, o ideal é criar um ritual simples e diário, reorganizando o ambiente e retirando pequenas sujeiras. Isso pode ser feito antes mesmo de você começar a trabalhar ou assim que terminar suas tarefas do dia.

  • Reúna os papéis usados no dia;
  • Guarde canetas e blocos de notas;
  • Passe seu paninho de microfibras sobre o computador;
  • Tire o lixo.

Além disso, resolva imediatamente o problema sempre que derramar alguma coisa sobre a mesa, usar um copo ou até mesmo deixar pedacinhos de borracha sobre a escrivaninha, ok?

Seguindo essas dicas de limpeza e organização, seu escritório vai ser sempre um ambiente agradável e propício ao trabalho. Aumentando, dessa forma, seu bom humor e, consequentemente, melhorando sua performance!