Como agir em caso de incêndio - WorkCenter RJ

Como agir em caso de incêndio

por nexos
como agir em caso de incêndio

Dicas de como agir em caso de foco de incêndio no trabalho

Um incêndio pode ocorrer em qualquer local, podendo ser algo simples ou de grandes proporções. Mas você sabe agir em situações como essa?

Veja algumas dicas de como agir em caso de incêndio

Verifique a extensão e o foco

A primeira providência a se tomar é descobrir onde é o foco do fogo e qual é a proporção do mesmo. Esta ação é realizada pela brigada de incêndio quando a uma no local.

Mantenha a calma e siga as orientações passadas pela brigada de incêndio. 

Havendo ou não brigada de incêndio, é importante que se mantenha a calma, e vá em direção a saída mais próxima de forma rápida e organizada. Dessa forma, caso tenha alarmes de incêndio pelo caminho, acione-os.

Feche portas e janelas sem trancá-las

A propagação do fogo se dar pela presença de oxigênio. Entretanto, sua diminuição pode colaborar com a propagação das chamas.

Não utilize elevadores

Sempre utilize as escadas, e se possível oriente aos demais que façam o mesmo. Pois as portas das saídas de emergência cortam as chamas.

Desligue a eletricidade

Ao desligar a eletricidade, você faz com que não haja novos focos de fogo, evitando que a situação se agrave.

Seja humano e ajude o próximo

Em situações como essa não é cada um por si, ao contrário disso, caso veja que alguém está muito nervoso e se descontrolando, ajude-o a manter a calma e o conduza até a saída mais próxima.

O mais importante é a sua vida

Sabemos que em casos como esse, muitas coisas ficam para trás. Entretanto, nunca volte ao local para tentar salvar algum bem material se não for totalmente seguro. Lembre-se, a sua vida vem em primeiro lugar.

Cubra o nariz com um pano se perceber fumaça no local

De preferência um pano molhado para evitar a inalação de fumaça, pois pode ser prejudicial a saúde.

Na WorkCenter prezamos pela segurança, oferecendo o melhor para esses casos, como extintores, sprinklers e detectores de fumaça. Se no local onde trabalha existir algum desses produtos, a chance de todos saírem bem são enormes.

Fique atento às normas de segurança de sua empresa, é importante saber como agir em qualquer situação de risco.